Dr. Andrews

Dr. Andrews – o Revolucionário da Ortodontia

Nos anos 50 o Dr. Lawrence Andrews era um ortodontista recém graduado procurando fazer seu trabalho direito. Naquele tempo, para se tornar um diplomado pelo Board Americano de Ortodontia (American Board of Orthodontics – ABO), era necessário escrever uma tese. O assunto que ele escolheu foi a oclusão. A amostra que ele escolheu para estudar foram os modelos de gesso de tratamentos concluídos usados por ortodontistas para obter suas credenciais no ABO. Mas ele observou que não haviam características comuns sobre o que os tratamentos ortodônticos deveriam atingir. Geralmente, eles alinhavam os dentes apinhados, reduziam os overjets, mas cada profissional tinha um resultado único para seus próprios tratamentos. Naquele tempo o estudo da oclusão já estava bem avançado, mas os ortodontistas eram incapazes de utilizar estas informações.

O Dr. Andrews chegou então à seguinte conclusão: precisamos mostrar aos ortodontistas a importância de se atingir resultados comuns! A ortodontia não pode ser uma ciência se cada ortodontista tem um resultado diferente. Ele começou a caminhada rumo a este objetivo procurando por indivíduos com dentições naturais perfeitas. Foram necessários vários anos para coletar cerca de 150 modelos de gesso de bocas de pessoas que nunca tiveram nenhum tratamento ortodôntico e que nenhum ortodontista consideraria necessário o uso de aparelhos. Com os modelos em mãos, ele levou ainda mais três anos para analisar e chegar a uma conclusão.
Os resultados que ele obteve são bem conhecidos pelos dentistas atualmente. Isto revolucionou o modo como olhamos para a boca de nossos pacientes. Ele encontrou seis características comuns. Estas características foram chamadas de as “Seis Chaves para uma Oclusão Ótima”. Ele também mediu a posição de cada dente e encontrou muito mais uniformidade entre os modelos do que foram encontradas nos pacientes tratados por ortodontistas.
Mas como conseguir proporcionar estas características aos pacientes com as ferramentas disponíveis naquele tempo? Seriam necessárias muitas dobras nos fios para acertar a posição ideal de cada dente. Com seus conhecimentos, que não se limitam à odontologia, e muito trabalho, ele encontrou a solução, e então revolucionou a ortodontia com a criação do aparelho Straight-Wire Applience. Neste momento, ele já estava bastante exausto e, com o sucesso de sua criação, financeiramente bem. Portanto, ele se permitiu um retiro de 5 anos.

Quando retornou a atividade, encontrou uma prática ortodôntica inteiramente diferente por toda parte. As pessoas estavam tentando usar o que ele provou ser o certo. Ele mostrou a linha de chegada (as Seis Chaves para uma Oclusão Ótima) e ele nos deu o meio de transporte (o aparelho Straight-Wire), mas ele não nos deu as direções. Por isso, as pessoas estavam fazendo todo tipo de coisa com sua invenção para tentar chegar ao que ele mostrou ser o objetivo correto.

Ele então não teve nenhuma dúvida. Ele precisava completar seu trabalho, ele precisava traçar as direções. Retornou então para sua velha rotina, até que sua filosofia de tratamento fosse completamente provada correta e reproduzível. E então sua obra prima estava finalmente acabada. Ele a nomeou de “Os Seis Elementos para a Harmonia Orofacial”.

E isso é que é ortodontia. Muito obrigado Dr. Andrews.

Fale Conosco

Cel.: 55 75 99181-1912
Email: drcyrocarvalho@gmail.com